Crítica | Fragmentado (2017)
Tão impactante quanto 'O Sexto Sentido' , M. Night Shyamalan nos entrega se quiçá a maior obra de sua carreira!
O diretor que surpreendeu o mundo com excepcional 'O Sexto Sentido' de 1999, administra uma carreira entre acertos e alguns erros, por expressar um modo único de fazer cinema, com uma assinatura marcante e autoral. O cineasta inclusive foi considerado por muitos com um "novo" Hitchcock ou o "novo" Spielberg.
Em Fragmentado', Shyamalan volta as origens, repetindo a forma shyamalaniana que o fez explodir em Hollywood no início da carreia.
'Split' (no original) é um suspense psicológico de tirar o fôlego, com ótimos elementos do terror sádico. Além disso, as reviravoltas surpreendentes já conhecidas de outros filmes do diretor estão presentes.
O roteiro é muito bem construído, único, diferente e com apreço psicologicamente perturbador.
O longa, narra a história de Kevin, um individuo que possui Transtorno Dissociativo de Identidade, manifestando 23 personalidades distintas em seu corpo e alterando-as quimicamente com a força do pensamento. Um dia, ele (ou seria eles?) sequestra três adolescentes em um estacionamento que tentarão escapar do cativeiro e ao mesmo tempo irão conhecer as diferentes facetas dele.
E é nesse ponto que 'Fragmentado' se desenvolve.
James McAvoy está extraordinário no papel! A naturalidade e competência como ele constrói cada personalidade do protagonista é brilhante. A atuação é tão convincente que há momentos que o expectador, até esquece que é uma única pessoa que está interpretando todos esses papéis!
Além disso, as atrizes tem boas atuações, principalmente Anya Taylor-Joy (Casey) que consegue retratar de forma digna todos os traumas da personagem.
A atmosfera claustrofóbica, os momentos de tensão, as angustias, a construção do clima, provocam várias reações aos espectadores, deixando-os ansiosos e nervosos pelo que está por vir. Aliás, há pouquíssimos momentos de comédia, que funcionam como alívio cômico e quebram toda essa tensão estabelecida.
O ato final é impressionante, com uma reviravolta sensacional.
Nesse contexto, toda a percepção do público sobre o longa se modifica, ganhando mais peso. O cineasta consegue quebrar as expectativas e entregar.
Outro ponto que me surpreende é como o cineasta consegue expandir o seu universo, principalmente ao fazer conexão com 'Corpo Fechado' o seu longa de 2000. É estupendo!
Acima de tudo, 'Fragmentado' é um Shyamalan clássico.
É divertido, assustador, tenso de se ver!
Um suspense psicológico original que o fãs de carteirinha vão amar.
Com um ótimo trabalho de direção e excelentes atuações, Shyamalan retorna as raízes e nos entrega uma obra de arte!
Ansioso pela continuação e pelo futuro desse universo que foi criado.
Nota: 5,0 (Excelente!)
Que loco! Então sera que terá continuação? Terei que assistir logo esse produto shimalaiano haha
ResponderExcluir